No Brasil, o tom de pele mais comum é a morena. Por estarmos em um país onde o sol é bem predominante, a pele morena é considerada, por uma grande parte da população, o seu tom de pele. A substância que faz a pele ficar mais escura é a melanina, produzida por células denominadas melanócitos. Por causa da grande produção de melanina, as pessoas morenas ou negras ficam mais sujeitas a manchas esbranquiçadas, mas é preciso ter atenção, pois essas manchas podem ser causadas pelo vitiligo.
Vitiligo é uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, causando manchas brancas na pele e mechas brancas no cabelo e nos pelos do corpo. O vitiligo é uma doença autoimune, onde o próprio organismo destrói os melanócitos, originando as manchas brancas.
Esse distúrbio pode se manifestar em pessoas de qualquer idade e em todas as etnias, ou seja, pessoas com o tom de pele branca também podem ter esse problema. As causas do vitiligo ainda não são conhecidas, mas acredita-se que tenha um fundo emocional, pois em alguns casos ela surge de forma repentina.
A evolução das manchas brancas que aparecem no corpo não pode ser prevista, ela pode ficar estagnada em alguns pontos, como pode progredir com muita rapidez. Os locais que são mais atingidos são os que sofrem atritos, como as mãos e o rosto.
Os tratamentos para o vitiligo são vários, isso vai depender do caso do paciente, podem ser desde o uso de medicamentos até casos mais graves, onde é preciso fazer cirurgia, mas somente o médico poderá indicar o melhor tratamento.
Após o diagnóstico, o principal cuidado deve ser com a proteção solar, pois as áreas atingidas pela despigmentação perdem a proteção solar natural, por esse motivo é preciso utilizar o protetor solar para evitar queimaduras solares.
O maior problema causado pelo vitiligo é o psicológico, pois as pessoas acometidas por esse problema podem sofrer com a baixa autoestima, além do preconceito, por isso, caso perceba que alguém que tenha vitiligo esteja sofrendo algum tipo de preconceito, procure o auxílio de um psicólogo.
Para quem não aceita o preconceito.
Vitiligo não se pega
Nenhum comentário:
Postar um comentário