quinta-feira, 16 de julho de 2015

Doença de Pele Psoríase

A psoríase é uma doença comum da pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas que mais frequentemente aparecem no couro cabeludo, cotovelo e joelhos. Sendo essa doença é crônica, porém não contagiosa, surge principalmente em adultos com idades ente 30 e 50 anos, em mais de 15% dos casos pode aparecer ainda na infância.

TIPOS DE PSORÍASE E SUAS CARACTERÍSTICAS

Psoríase vulgar é a forma mais comum da doença, se caracteriza por lesões de tamanhos variados, delimitados e avermelhados, com escamas secas, aderentes e prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelo.
Na Psoríase Invertida as lesões surge mais úmidas, localizadas em áreas de dobras, como na virilha e nas axilas.
Psoríases Gutata são pequenas lesões localizadas, associadas a infecções. Geralmente aparecem no tronco, braços e coxas, bem próximas aos membros e quadril, e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens.
Psoríase Ungueal: neste tipo da doença surgem depressões puntiforme ou manchas amareladas principalmente na unha das mãos.
Psoríase Artropatica: em cerca de 8% nos casos pode estra associada a comprometimento das articulações. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações.
Psoríase Postulosa: aparecem lesões com pus nos pés e nas mãos ou espalhadas pelo corpo.
Psoríase Palmo Plantar: as lesões aparece como fissuras nas palmas das mãos  e nas solas dos pés.
Psoríase Critrodérmica: o tipo menos comum das psoríases com lesões generalizadas com 75% ou mais do corpo.

CAUSAS:

A psoríase é uma doença inflamatória, com alterações no sistema imunológico, geneticamente determinada. Em nosso sistema imunológico, existe uma célula conhecida como célula T, que percorre todo o corpo humano em busca de elementos estranhos como vírus e bactérias, a fim de combatê-los. Se a pessoa tem psoríase, as células T acabam atacando células saudáveis da pele como se fosse cicatrizar uma ferida ou tratar uma infecção. Isso costuma trazer varias consequências, como a dilatação de vasos sanguíneos e o aumento nos números de glóbulos brancos que avançam para a camada mais externa da pele de forma muito rápida provocando lesões avermelhadas. Trata-se de um ciclo (ininterrupto que só tem fim com o tratamento).
Aparentemente a genética está presente em pelo menos 30% dos casos de psoríase , embora eles também acreditem que fatores ambientais também esteja envolvidos.
Alguns fatores que pode desencadear em psoríase, são:
· Infecções de garganta e de pele;
· Lesões na pele, como feridas, machucados, queimaduras de sol e picadas de insetos;
· Estresse;
· Tempo frio;
· Fumo;
· Consumo excessivo de álcool;
· Medicamentos;
· Pressão alta
· Malária.

SINTOMAS

Os sintomas da psoríase variam de pessoa para pessoa, mas geralmente influem os seguintes:
· Surgimento de lesões avermelhadas na pele, cobertas com uma camada branco-prateada e descamativa;
· Pequenas manchas vermelhas (comum em crianças);
· Pele seca, com facilidade para sangramento;
· Unhas espessas e esfareladas, amareladas, descobertas e com furinhos na superfície;
· Inchaços e articulações rígidas e doloridas.

TRATAMENTO E CUIDADOS

Existem diversos tipos de tratamento para psoríase, mais todos tem pelos menos um dos seguintes objetivos:
· Reduzir a inflamação e formação das placas, fazendo com que as células T da pele parem de crescer tão rápido;
· Regulara e normalizar a aparência da pele;
Para isso existe 3 opções gerais de tratamento: tópicos, oral e por fototerapia. Consulte seu medico para decidir qual o melhor tratamento para você.
Tópico: a maioria dos casos de psoríase é tratada com medicamentos colocados diretamente sobre a pele ou o couro cabeludo:
· Cremes ou unguentos com cortisona;
· Cremes ou unguentos coque contem alcatrão de carvão ou antralina;
· Cremes para remover a escamação;
· Shampoo para caspa;
· Hidratantes.
Oral: medicamentos, como methotrexate, ciclosporina, acitretina, medicamentos biológicos e outros, dependendo de cada caso.
Fototerapia: é um procedimento no qual a sua pele é cuidadosamente exposta a luz ultravioleta. Pode ser realizada sozinha ou após a ingestão de um medicamento que faz a pele ficar sensível à luz. A fototerapia para psoríase pode ser aplicada com luz ultravioleta A (UVA) ou ultravioleta B (UVB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário